Tire seus sonhos do papel! 4 dicas para colocar em prática suas metas.

Estabelecer e conquistar metas é uma forma de viver a vida mantendo a motivação e força de vontade para buscar novos objetivos e continuar sempre crescendo. No entanto, é muito comum que a maior dificuldade seja começar. Para isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a começar a pôr seus planos em prática.

O grande “pulo do gato” sobre as metas é que tudo na vida gira em torno delas. Após um objetivo ser conquistado, é preciso buscar uma nova meta e agir a favor dela para que a nossa motivação continue nos movendo para frente. Isso não significa estar em constante estado de insatisfação: é aqui que entra a importância de incluir a comemoração como um passo desse processo. Buscar o que queremos e ser gratos pelo que conseguimos. Aqui vão alguns passos importantes para tirar os seus sonhos do papel:

  1. Estabeleça metas pequenas

Subir uma grande escadaria pode parecer muito difícil para quem está no primeiro degrau, mas é muito mais fácil focar em subir cada degrau de cada vez. Bem assim acontece com as nossas metas. Um grande objetivo precisa ser desmembrado em pequenos passos para começar a ter a cara de um plano prático.

Para não desanimar logo de cara, o caminho é estipular pequenos objetivos que podem ser ajustados ao longo do caminho. Por exemplo: se você quer começar a ler mais, que tal uma meta de 5 páginas por dia, para começar?

2. Escreva as suas metas no papel

Registre as suas metas no papel ou no bloquinho de notas do celular. O importante é separar um tempo do seu dia para organizar as suas ideias. Esse exercício é capaz de motivar o seu cérebro a buscar formas de pôr as metas em prática.

3. Crie um plano de ação

Como em um roteiro, estruture o passo a passo do que precisa ser feito para subir cada degrau. Esse passo é importante principalmente em metas mais complexas, como ingressar no ensino superior:

  • Quais são os conteúdos cobrados no processo seletivo?
  • Quais são seus pontos fracos e fortes?
  • Por quantas horas no dia você precisa estudar de forma satisfatória?

Nessa fase é importante especificar cada objetivo para otimizar o caminho. 

4. Não se esqueça de acompanhar o seu progresso – e comemorar o que conseguir!

Outra forma eficaz de manter a motivação é comemorar e se presentear de algum modo. Não tenha medo de compartilhar as suas conquistas ou criar pequenos rituais para se premiar. Pode ser algo simples, como almoçar um prato que você gosta muito.