As novas tendências de marketing estão transformando a maneira como as empresas se posicionam e se relacionam com seus clientes. Por isso, para se dar bem na área, o profissional de marketing precisa estar de olho no mercado e ser flexível às mudanças. E há uma boa razão para se dedicar e apostar na carreira, de acordo com a empresa de consultoria Gartner, o valor gasto no setor subiu de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 e a previsão é de continuar crescendo em 2023. Vale reforçar que, para pegar carona nessa onda, o profissional precisa estar bem preparado e conhecer as ferramentas e tendências capazes de transformar o cliente em um defensor da marca – especialmente no ambiente digital. Você está por dentro dessas estratégias? Se você é da área ou se interessa pelo assunto, vale a pena conferir essas 5 tendências que estão revolucionando o mercado e, por isso, merecem a sua atenção.
Marketing de Conteúdo – A criação e distribuição de conteúdo relevante é uma estratégia cada vez mais utilizada para atrair o público-alvo e construir relacionamentos. Quando uma empresa entrega conteúdos úteis, educativos e confiáveis, o público é atraído e tende a estabelecer uma relação com a marca. Vale lembrar que existem várias maneiras de criar conteúdo como blogs, redes sociais, vídeos, infográficos, e-books, entre outros.
Data marketing – Também conhecido como marketing de dados, significa fazer uso e análise de dados em uma tomada de decisão a fim de aumentar a eficiência das ações de marketing e fortalecer a relação com o cliente. Em outras palavras, com o Data marketing, as decisões são mais responsáveis e assertivas porque são baseadas em informações confiáveis. Para poder aproveitar as oportunidades de mercado, é preciso conhecer e entender o público-alvo.
Personalização – É oferecer ao cliente uma relação diferenciada, ou seja, personalizar a mensagem, o produto ou a experiência para garantir um maior engajamento, especialmente nas redes sociais. Quando o marketing identifica preferências e personaliza mensagens e ofertas, ele estabelece uma conexão mais profunda com o cliente e isso potencializa as ações de marketing. A personalização precisa ser apoiada pelo Data Marketing, ou seja, para personalizar uma relação, é preciso estudar o cliente, conhecer suas preferências, histórico de interações, entre outros.
Marketing de Influência – Os influencers são pessoas que usam as mídias sociais para promover marcas, produtos ou serviços. Essa é uma tendência que se baseia no uso de influenciadores digitais que, por possuírem uma grande quantidade de seguidores em suas redes sociais, são capazes de influenciar a opinião, a confiança e o interesse dos seus seguidores. Destacamos que existem os “micros influenciadores”, personalidades mais próximas da realidade dos consumidores. Nesse caso, ao invés de uma ampla base, eles têm seguidores mais fiéis e podem custar menos.
Pautas Sociais e Ambientais – Nesse momento, é importante que as marcas tenham um propósito, ofereçam benefícios ao mundo e impactem positivamente a sociedade. Essa é uma tendência cada vez mais importante. Incorporar valores como questões ambientais, sustentabilidade, diversidade, inclusão e igualdade é uma estratégia de marketing que atrai e fideliza clientes e, além disso, contribui para uma sociedade mais justa e um mundo melhor.
Por fim, essas são apenas algumas das tendências que podem agregar valor ao produto ou serviço, especialmente quando executadas por profissionais com visão estratégica e boa formação acadêmica.
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