Biomedicina e meio ambiente, entenda essa relação

Muita gente acha que quem se forma em Biomedicina cuida apenas da parte clínica humana, trabalhando em laboratórios, mas essa é uma visão errada do curso.

Por abranger disciplinas de Biologia celular e molecular, Genética humana, Métodos e técnicas de pesquisa, Bromatologia, Biotecnologia e muitas outras essenciais para um curso da área da saúde, os alunos podem encontrar oportunidades para trabalhar em laboratórios clínicos, na indústria, na cosmetologia, em hospitais, bancos de sangue, entre outras opções. Tudo isso com média salarial inicial de R$ 2.200,00. Pois é! A biomedicina caminha por diversos lugares, podendo atuar em 33 áreas, inclusive no que diz respeito ao meio ambiente.

O profissional de Biomedicina que escolher pelo ramo da análise ambiental, por exemplo, terá uma grande responsabilidade. Ele ajuda a evitar contaminações da água, do solo, do ar ambiente dentre outros sistemas importantes para o bem-estar clínico e social. Mas essa não é a única possibilidade, os biomédicos são capazes de interligar com eficiência a qualidade de vida ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, atuando na vigilância sanitária, gerindo programas de gerenciamento de resíduos ou sendo um agente público responsável pelo Licenciamento Ambiental. Essas são algumas das inúmeras atuações práticas de um Biomédico inserido no contexto de Saúde e Meio Ambiente.

Hoje em dia é ainda mais importante a conscientização sobre essas áreas de atuação, pois a sustentabilidade deve ser colocada em prática a cada dia que passa. É preciso suprir as necessidades do presente sem causar tantos danos ao meio ambiente e, consequentemente, afetar gerações futuras. E para que isso aconteça é fundamental debater o tema para mudar a mentalidade e os hábitos da população, e é aí que se torna indispensável a atuação do graduado em Biomedicina.

Então, se você é uma pessoa que se importa com questões ambientais e humanas, o curso de biomedicina pode ser para você. Faça o Teste de Carreiras (inserir link) e descubra se esse é o seu caminho. Lembrando que aqui, no UniRios, você pode iniciar essa jornada acadêmica no curso presencial ou EAD de Biomedicina que é conceito 4 pelo MEC. Não deixe de conferir nossa estrutura física e pedagógica. https://www.unirios.edu.br/graduacao/biomedicina