Financiamento Estudantil ou Bolsa de Estudos: qual escolher?

Realizar o sonho de um curso superior está cada vez mais fácil com financiamentos e bolsas de estudo. Pois, o que antes era algo muito complicado, agora é menos burocrático e mais acessível. Se você quer saber mais sobre esse tema, continue nesse post que a gente te explica!

Qual a diferença entre financiamento estudantil e bolsa de estudo?

Apesar das duas opções serem boas e terem a finalidade de te ajudar a concluir os estudos, elas são bem diferentes na prática.

As bolsas de estudo são benefícios cedidos pela própria universidade com o objetivo de colocar ainda mais alunos para dentro do ensino superior, incentivando a educação de toda população. Dessa forma, as bolsas ajudam o estudante a pagar o valor das mensalidades, taxas, matrículas e demais gastos que ele venha a ter ao longo do curso.

Assim como a bolsa de estudos, o financiamento estudantil também tem como objetivo aumentar ainda mais o acesso de estudantes de baixa renda à educação superior, contribuindo com o desenvolvimento da população do Brasil como um todo. Porém, ele funciona como um empréstimo ou crédito (chamado pelas faculdades de “crédito universitário”). Dessa forma, o aluno contrata o crédito estudantil, recebe a ajuda para pagar o curso e, depois, precisa devolver o valor para a instituição financeira – que pode ser pública ou privada.

Por qual devo optar?

É importante frisar que para ser beneficiado com bolsa de estudo é necessário que o aluno cumpra com alguns pré-requisitos que vão depender do regulamento da universidade, podendo ir desde a renda familiar até o desempenho ao longo do ensino médio, além de serem contemplados também os estudantes que conquistaram as melhores posições no processo seletivo.

Por isso depende do seu planejamento e desempenho. Se você se encaixa em programas de bolsa de estudos, pode ser uma opção. Mas se você ingressou na universidade e por algum motivo não consegue pagar as mensalidades, o financiamento te ajuda a realizar o sonho do ensino superior.

Programas do UniRios

Aqui, no UniRios, nos preocupamos com o aluno desde o processo seletivo. Por isso, temos parcerias com programas de bolsas de estudos e financiamento estudantil, além do nosso próprio programa de bolsa de estudo, o ProEduc UniRios, que pode ser utilizado tanto por novatos como por veteranos. São diversas opções para que o aluno possa concluir seus estudos sem se preocupar com a mensalidade. Confira:

> QueroPago
Através dessa nova solução o calouro vai pagar 50% da mensalidade de qualquer curso de graduação presencial, enquanto estuda. A outra parte será paga por igual período após a conclusão do curso.

> Pra Valer
Com esse programa, você pode se cadastrar e pegar até 100% de financiamento do seu curso. Basta fazer o cadastro no site e acompanhar a solicitação.

> Credies

Esse programa foi criado através da parceria entre o UniRios e a Fundacred, em que você financia parte dos seus estudos e só começa a pagar a outra quando terminar o curso superior.

> ProEduc
Diferente dos demais, esse programa é de bolsa de estudos, ou seja, o aluno não pagará nada depois da conclusão do curso. Criado pelo próprio UniRios, esse programa garante bolsas de até 100% da mensalidade. Basta ficar atento ao edital e se inscrever.

Existem ainda as opções de financiamento estudantil e bolsas de estudo públicas. Elas são:

> FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES) é um programa do Governo Federal que possibilita financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Para se inscrever no FIES, o candidato tem que ter participado do ENEM.

> Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. A inscrição e aprovação é através da nota do ENEM.

Para mais informações sobre as nossas ofertas de financiamento estudantil e bolsas de estudo, acesse: unirios.edu.br e fique por dentro de todos os detalhes.

Lembrando que o Processo Seletivo UniRios 2022.2 está aberto. Não deixe de investir no seu futuro. Faça sua inscrição! Para tirar dúvidas, fale no WhatsApp