Como fazer uma boa apresentação de trabalho

A vida acadêmica não é fácil. Além de estudos sem parar, é preciso estar preparado também para as apresentações de trabalhos, seja em sala de aula ou em eventos. Para que você não sofra mais com isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar MUITO nas apresentações de trabalhos. Vamos lá?

1- Revise as informações

Antes de começar a se organizar para apresentar, é preciso saber se tudo está realmente correto. Então, não deixe de revisar o que foi pesquisado, veja se está coerente, se tem informações suficientes. Para uma boa apresentação o conteúdo precisa ser bom também!

2- Faça um roteiro

Fazer um roteiro é imprescindível para uma boa apresentação. Nele, você irá colocar as informações principais do seu trabalho que quer abordar e organizar a ordem que será feita. Esse tópico também é muito importante para que caso o trabalho seja em grupo, possa definir o tempo de cada um e o que será falado. Assim, a apresentação será coerente e coesa.

3-  Organize os slides

Para que a apresentação seja boa, além de bons argumentos, você precisa mostrar riqueza visual. Isso é possível com slides atrativos.

Então, padronize um estilo, não utilize muito texto, deixe em um tamanho legível para todos e use imagens que chamem a atenção e tenham a ver com o tema apresentado.

4- Ensaie a apresentação

Algumas pessoas se sentem inseguras para falar em público, e isso é bastante normal. Mas saiba que para diminuir essa insegurança existem algumas técnicas, uma delas é ensaiar o que será dito.

Com o ensaio, você e/ou seu grupo poderá ver o que pode melhorar na fala, nos slides, na apresentação como um todo e, principalmente, se manter mais confiante para a apresentação oficial.

5- Prepare-se para possíveis perguntas

Ao final das apresentações é normal abrir espaço para tirar dúvidas e perguntas. E nada adianta ter feito um bom trabalho até aqui e na hora de responder as perguntas não se sair bem, né?

Então veja o que podem perguntar, estude bastante todo o tema e mantenha a confiança.

Agora que você já sabe como fazer uma boa apresentação não precisa mais ficar com medo e se jogar em eventos acadêmicos. Eles são de extrema importância para sua formação.

Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos estudantes, com certeza muita gente vai amar saber essas dicas.