Faculdade de Administração, um dos cursos mais concorridos do país! Por que será?

A faculdade de Administração, ao ser analisado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apresentou frequência no topo da lista dos mais concorridos. No Brasil, é um dos vestibulares mais procurados.

A causa dessa alta procura se explica pelo fato da faculdade de Administração oferecer conhecimentos em diversas áreas e, por causa disso, quem se torna um Administrador tem um vasto leque de possibilidades de atuação no mercado de trabalho, o alto índice de empregabilidade deste curso permite que o profissional possa se destacar em áreas diferenciadas de Gestão e Negócio.  

Uma profissão desafiante e com muitas oportunidades

Com o boom do empreendedorismo, o mundo dos negócios sente como nunca a necessidade do Administrador de Empresas. Uma carreira que permite atuar, também, na iniciativa pública e no Terceiro Setor. No Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS você tem uma formação focada na autonomia, estimulando a capacidade de solucionar problemas e ser criativo. Assim, apto para ser um protagonista. 

No UNIRIOS o profissional em formação, constantemente coloca em prática a sua capacidade de negociação e mediação, trabalho em equipe, antecipação de cenários, flexibilidade e mentalidade empreendedora. Vivenciar a realidade do mercado e os contextos de transformação das realidades é o que faz com que o profissional em formação não esteja distante do perfil que terá empregabilidade e sucesso profissional.  

Os professores especializados na área de Gestão, Negócios e Inovação, e que também atuam para além da sala de aula, conseguem trazer a realidade da profissão para os ambientes de aprendizagem, seja por meio da integração dos espaços de realização da prática: Laboratório de Gestão, Empresa Jr, Tours de vivências, ou até mesmo pela dinâmica de aproximação de teoria e aplicabilidade prática. Enquanto profissional em formação do UNIRIOS você também terá contato direto com profissionais que atuam nas diversas áreas da profissão e ainda poderão ser mentorados por eles.  

Sendo o profissional de Administração um dos grandes responsáveis por criar e até mesmo transformar realidades, no UNIRIOS, você vivenciará a oportunidade de ser capaz de entender e adquirir competências para aplicar os conhecimentos da Administração integrado com a perspectiva de responsabilidade social, gestão socioambiental e direitos humanos. Pois não basta transformar, é preciso atuar com responsabilidade e equilíbrio. 

O que um administrador faz?

Você já parou para pensar o que faz um profissional de Administração? Qual a importância deste profissional e em quais áreas e locais ele pode atuar? 

Muitas vezes ao falar sobre o Administrador, é importante reafirmar que este profissional é uma parte da engrenagem capaz de ligar, resolver e fazer as coisas acontecerem. Para o Administrador é natural PLANEJAR, ORGANIZAR e CONTROLAR e por isso mesmo, esses três pontos não são os principais diferenciais do profissional, todo Administrador deve realizar este pacote de forma simples. Os Administradores não são simples executores, são pensadores que excutam e transformam. 

É importante não se limitar pela palavra “Administrador”, pois a maioria das pessoas tendem a enxergar o administrador apenas como o profissional que vai gerenciar uma empresa e/ou abrir um novo negócio, e este conceito nunca esteve tão distante da realidade.  

O Bacharel de Administração é o profissional capaz de atuar com processos, pessoas, gestão, inovação, marketing, estatística, finanças, consultoria, logística, produção, educação. É um profissional multifacetário, que pode e deve escolher áreas especificas de atuação, mas continuará sendo capaz de integrar sua visão sistêmica para trazer soluções viáveis em qualquer área que atue. 

Por seu papel e formação, esse profissional é essencial em qualquer empreendimento que deseje, de fato, alcançar êxito. De empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte a instituições públicas, privadas e do terceiro setor, é amplo o campo de trabalho. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria são outras possibilidades. 

No UNIRIOS, o curso de nível superior Bacharelado em Administração tem duração de 8 semestres (4 anos), o equivalente a 3.000 horas/aula, para que o estudante possa conhecer e aprender todos os aspectos da área empreendedora.  Seu corpo docente é composto, em sua maioria, por especialistas e mestres, totalmente capacitados para atuarem em suas áreas. 

Grade Curricular da faculdade de Administração

Por ser um curso de formação ampla, a Administração possui uma grade curricular composta por conteúdo das áreas de humanas e exatas. 

Ao longo de quatro anos de formação, o aluno desenvolve conhecimento nas grandes áreas da Administração: Recursos Humanos, Finanças, Produção e Marketing. 

Para todos os cursos de graduação, o Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação (MEC), estabelece as diretrizes curriculares. 

No caso de Administração, a recomendação é que os currículos ofereçam disciplinas em quatro campos: 

  • Formação Básica; 
  • Formação Profissional; 
  • Estudos Qualitativos e suas Tecnologias; 
  • Formação Complementar.

Na prática, antes mesmo da conclusão do curso

O grande diferencial da formação em Administração do UNIRIOS é a preparação, treinamento e elaboração do aluno para o perfil de empreendedor, ou seja, diferentemente de muitos outros cursos da área de Administração, onde o aluno estuda a teoria de maneira muito ampla, no UNIRIOS há o convênio com mais de 85 empresas onde o estudante vai poder atuar de maneira prática. Essa aprendizagem prática é a marca do curso de Administração do UNIRIOS, que foi o primeiro curso da Região do Vale do São Francisco presencial em Paulo Afonso/BA. 

Desde o primeiro período, o estudante de Administração do UNIRIOS faz estudos de caso e visitas em empresas e organizações para conhecer o ambiente empresarial. Após essa parte prática, o aluno já é convidado a elaborar um planejamento estratégico. 

Dessa forma, ao fim do curso, são formados gestores efetivos, aqueles que vão ser líderes dentro das empresas e que podem também empreender no mercado de trabalho. 

Sendo o profissional de Administração um dos grandes responsáveis por criar e até mesmo transformar realidades, no UNIRIOS, você vivenciará a oportunidade de ser capaz de entender e adquirir competências para aplicar os conhecimentos da Administração integrado com a perspectiva de responsabilidade social, gestão socioambiental e direitos humanos. Pois não basta transformar, é preciso atuar com responsabilidade e equilíbrio. 

Atualmente, o curso de Administração do UNIRIOS tem o orgulho de ser responsável por capacitar e formar 60% dos profissionais do varejo e do meio empreendedor de toda a região do submédio São Francisco. 

UNIRIOS Júnior

A empresa júnior do UNIRIOS é um laboratório onde os alunos aprendem a ter um comportamento empreendedor e resolver problemas do mercado. O UNIRIOS Júnior, além de dar suporte para todos os cursos de graduação do campus, ela fomenta projetos sociais de empreendedorismo. Por exemplo, os estudantes que fazem parte da empresa júnior acompanham diversos projetos da comunidade de Paulo Afonso e região, de empreendedores locais, de várias comunidades, que através do empreendedorismo social, buscam a melhoria da qualidade de renda das suas comunidades.  

O principal intuito do UNIRIOS Júnior é transformar o estudante de Administração em um verdadeiro gestor. 

Laboratório de Gestão 

No curso de Administração o acadêmico deverá usar a sua criatividade e vontade de resolver problemas para melhorar os resultados de entidades com um impacto social e ambiental positivo. Desta forma, o vínculo com o mercado também é vivido pelo acadêmico. A cada semestre, o curso faz parcerias com instituições, e essa colaboração acontece de várias maneiras nas Atividades Acadêmicas, em práticas, projetos paralelos, desafios e laboratórios. 

Os laboratórios e simuladores permitem que os participantes vivenciem um ambiente e/ou cenários de negócios através de um conjunto de práticas que simulam desde a criação de empresas até o processo de tomada de decisão e melhorias do processo de gestão de uma empresa. 

Destaque

Com conceito 3 no MEC, numa escala de 1 a 5, o curso de Administração do UNIRIOS existe desde o ano de 2002. Anualmente, o curso realiza diversos eventos acadêmicos que se destacam em Paulo Afonso e região, como feiras, fóruns, meetings, cursos de extensão e bate-papos.

O curso de Administração do UNIRIOS foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada, pelo Guia da Faculdade – Estadão e Quero Educação, em todo o Brasil. Numa escala de 1 a 5 estrelas, a faculdade de Administração do UNIRIOS de recebeu 3 estrelas. 

Mercado de Trabalho

Toda empresa necessita de um bom administrador. E com o cenário desafiante da economia brasileira, as empresas sentem ainda mais a necessidade de um profissional que planeje e reorganize os rumos das organizações. Por isso, cresceu a valorização do Administrador no mercado de trabalho. 

Ainda na graduação é comum surgirem oportunidades de estágio remunerado, que podem se tornar porta de entrado para o primeiro emprego. 

A ampla área de atuação também faz dessa carreira uma aposta certa. Tanto no setor público quanto no setor privado, as oportunidades são reais e o Administrador é cada vez mais requisitado. Administração de empresas, esportiva, hoteleira, hospitalar, terceiro setor, gestão de qualidade, gestão ambiental, logística e marketing são alguns dos campos dessa formação. 

  • Recursos humanos 
  • Desenvolvendo planos de carreira 
  • Gestão de Talentos 
  • Recrutamento e Seleção 
  • Consultor 
  • Logística 
  • Operações 
  • Vendas 
  • Comércio exterior 
  • Sistemas de informação 
  • Mercado Financeiro 
  • Marketing Digital 
  • Gestão da Mudança e Transformação Organizacional 

Qual a média salarial de um Administrador?

A Federação Nacional dos Administradores – FENAD e o Sindicato dos Administradores – do Estado da Bahia – SINDAEB sugerem os seguintes valores para a profissão: 

  • R$ 2.680,00 para profissional recém-formado 
  • R$ 6.520,00 para profissional com mais de 02 anos de experiência. 

Enfim, Administrador 

Sabe-se que o fato de ter um diploma de graduação faz a diferença, mas não é tudo. Para que você se destaque no mercado de trabalho, é fundamental extrair o máximo do seu curso superior. Seja um aluno aplicado, faça estágios (quem sabe nessa oportunidade você descobre a área que mais o atrai na Administração) e desenvolva seu espírito empreendedor (proponha soluções e dê ideias, seja nas atividades da faculdade, no estágio ou até mesmo no emprego que já possua). 

As especializações (pós-graduação latu ou stricto sensu) também serão importantes para a sua inclusão e ascensão no mercado de trabalho. Curso de língua estrangeira também pode ajudar. Concluir a graduação, hoje em dia, é apenas o primeiro passo para uma carreira promissora.   

O curso é ofertado em duas modalidades, presencial ou EAD. Escolha aquela que mais atende a sua necessidade e venha fazer parte do UNIRIOS.