Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Odontologia

A Odontologia é a ciência que estuda os dentes, da boca e dos ossos da face. Profissionais dessa área são responsáveis pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e procedimentos estéticos nessas estruturas.

Como qualquer curso da área da saúde, é fundamental que o futuro profissional da Odontologia aprenda a lidar com pessoas e desenvolva a habilidade de resolver problemas. Para tratar doenças e questões de autoestima, é fundamental ouvir o paciente e combinar suas queixas e anseios com seus próprios conhecimentos.

Neste artigo você vai saber mais sobre este curso presencial do UniRios com uma formação generalista, humanista, crítica e ética com base técnico-científica, orientada aos cuidados com a saúde e foco na prevenção de doenças bucais.

Qual é o perfil de um profissional da área de Odontologia?

Se você se interessa por essa área, saiba que ter um bom conhecimento técnico não é o bastante. É preciso ter em mente que é essencial reunir ou desenvolver outras habilidades:

• Habilidade motora — o profissional da Odontologia deve ter precisão e delicadeza para que o paciente fique confortável e tenha bons resultados. O senso estético e o capricho colaboram muito para desenvolver ainda melhor essa capacidade.
  • Empatia — desde a infância, muitos pacientes têm medo de ir ao dentista. Isso exige muita empatia do profissional e entender que não é uma questão pessoal. Tão importante quanto isso é lembrar que muitas pessoas que chegam no consultório têm autoestima baixa por conta do sorriso. Essa habilidade faz toda a diferença na sua carreira.
  • Boa comunicação — saber como se comunicar com os seus assistentes, pacientes e fornecedores é fundamental. Em um tratamento integrado, você ainda terá contato com outros profissionais de especialidades diferentes da sua e essa habilidade contribui com o sucesso.
  • Flexibilidade — enquanto estudante e já atuante na área, é preciso jogo de cintura para adaptar os seus conhecimentos às situações apresentadas por cada paciente

Como é o mercado de trabalho da Odontologia?

Como falamos anteriormente, o profissional da área da Odontologia cuida de mais do que os dentes. Os ossos e musculaturas da face e do pescoço também são da alçada do dentista e desde 2009 os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar os seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia e laserterapia.

Para exercer a profissão, é necessário que o bacharel em Odontologia registre-se junto ao CRO (Conselho Regional de Odontologia). Entre as áreas de atuação, o profissional terá opções como:

• Cirurgia Geral;
  • Clínica Geral;
  • Dentística Restauradora;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Homeopatia Odontológica;
  • Implantodontia;
  • Saúde Coletiva;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Legal;
  • Odontopediatria;
  • Odontologia Estética;
  • Ortodontia;
  • Patologia Bucal.
  • Periodontia;
  • Prótese Dentária;
  • Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.

O que esperar do curso de Odontologia?

O objetivo do curso de Odontologia no UniRios é formar cirurgiões-dentistas cidadãos com visão ampla sobre as doenças e seus tratamentos. As competências que visamos desenvolver em cada aluno levam em consideração fatores técnicos, políticos, sociais educativos, administrativos, culturais e éticos.

São dez períodos totalizando 5 anos de graduação. Durante as disciplinas, o estudante conhecerá sobre todo o corpo humano, reunirá conhecimentos gerais sobre a área da saúde e a gestão de atendimentos. Entre as disciplinas da grade estão:

• Anatomia Humana;
  • Anestesiologia;
  • Bioética e Biossegurança;
  • Cirurgia Odontológica;
  • Clínica Infantil;
  • Endodontia Laboratorial;
  • Fisiologia e Biofísica;
  • Farmacologia;
  • Histologia Bucal e Cariologia;
  • Patologia Bucal;
  • Prótese;
  • Periodontia Laboratorial;

A formação também exige estágios supervisionados e um Trabalho de Graduação.

Faça Odontologia no UniRios e conte com a melhor estrutura da região à sua disposição. Ingresse por meio de vestibular tradicional, com a sua nota do Enem, segunda graduação ou transferência externa.

Para maiores informações, acesse unirios.edu.br e faça já a sua inscrição.