6 dicas para voltar ao ritmo de estudos após férias

A época de férias é marcada por momentos de confraternização, descanso e lazer. No entanto, para os estudantes, o retorno às aulas pode ser desafiador, especialmente para aqueles que perderam o ritmo de estudos durante esse período. Pensando nisso, preparamos algumas dicas detalhadas para ajudá-lo a retomar o ritmo de estudos e iniciar o próximo semestre com sucesso.

1. PLANEJE SEU HORÁRIO:

Uma das principais razões pelas quais os alunos têm dificuldade em retomar o ritmo de estudos é a falta de organização. Para evitar isso, é fundamental planejar seu tempo de forma realista e adequada. Crie um cronograma de estudos detalhado, considerando as disciplinas, os prazos e as atividades extracurriculares. Divida suas tarefas em blocos de tempo e estabeleça prioridades. Por exemplo, um estudante de sistema de informação pode dedicar mais tempo às disciplinas com maior carga horária ou complexidade.

2. CRIE UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA O ESTUDO:

Ter um ambiente tranquilo e organizado é essencial para aumentar a concentração e a produtividade. Escolha um local de estudo onde você se sinta confortável e livre de distrações. Organize sua área de trabalho, mantendo os materiais necessários ao alcance. Evite ter a televisão ligada ou o celular próximo durante os estudos. Por exemplo, se você compartilha o espaço com outras pessoas, pode estabelecer horários em que o ambiente seja mais silencioso para se concentrar melhor.

3. UTILIZE TÉCNICAS DE ESTUDO:

Existem várias técnicas que podem melhorar a aprendizagem e otimizar seu tempo. Experimente a técnica Pomodoro, na qual você divide o tempo de estudo em blocos de 25 minutos, intercalados com pausas curtas de 5 minutos. Isso ajuda a manter o foco e evita a fadiga mental. Além disso, faça uso da técnica de revisão periódica, revisando os conteúdos em intervalos regulares. Isso fortalece a memória de longo prazo e ajuda a consolidar o aprendizado. Por exemplo, se você está estudando Direito, pode dedicar alguns minutos por semana para revisar os principais conteúdos e conceitos aprendidos anteriormente.

4. REVISE O CONTEÚDO:

A revisão é fundamental para a consolidação do conhecimento. Ao relembrar o conteúdo estudado anteriormente, faz refrescar a memória, identifica lacunas no seu entendimento e fortalece a compreensão dos conceitos. Reserve um tempo para revisar as anotações, os resumos e os exercícios resolvidos. Faça uma revisão geral dos principais temas do semestre anterior, priorizando os pontos mais relevantes e complexos. Ao começar o novo semestre, terá uma base sólida de conhecimento e poderá construir novas conexões com os conteúdos do semestre atual.

Por exemplo, imagine que um aluno de Enfermagem estudou sobre os cuidados com pacientes em estado grave durante o semestre anterior. Ao revisar essas informações antes do início do novo semestre, ele pode refrescar a memória e relembrar os principais pontos, como os sinais vitais a serem monitorados, as intervenções necessárias em caso de complicações, entre outros. Isso pode ajudá-lo a sentir-se mais seguro e preparado para lidar com situações semelhantes no futuro.

No caso de um aluno de Psicologia, a revisão pode ser fundamental para fixar conceitos teóricos que serão aplicados em sua prática profissional. Por exemplo, ao revisar os principais conceitos de psicopatologia, um aluno pode relembrar as características dos transtornos mentais mais comuns e suas formas de diagnóstico, o que pode ajudá-lo a identificar sintomas em seus pacientes e a encaminhá-los para o tratamento adequado.

Em resumo, é uma ótima forma de manter-se atualizado e preparado para enfrentar novos desafios acadêmicos e profissionais.

5. BUSQUE AJUDA:

Se sentir dificuldades para retomar os estudos, não hesite em buscar ajuda. Os professores, tutores e colegas de classe podem ser excelentes fontes de apoio e orientação. Aproveite os horários de atendimento dos professores para esclarecer dúvidas e discutir os conteúdos. Além disso, participe de grupos de estudo, nos quais você pode trocar conhecimentos e aprender com os colegas. Utilize também recursos online, como videoaulas, fóruns e tutoriais, que podem fornecer explicações adicionais e exercícios práticos para complementar seu aprendizado.

6. ENCONTRE MOTIVAÇÃO:

Encontrar motivação é fundamental para retomar o ritmo de estudos. Descubra o que te inspira e utilize isso como uma forma de incentivar seu desempenho acadêmico. Estabeleça metas realistas e recompense-se ao alcançá-las. Mantenha-se conectado com seus objetivos de longo prazo, como ingressar em uma determinada carreira ou realizar uma pesquisa específica. Lembre-se também de incluir momentos de lazer e descanso em sua rotina, para evitar o esgotamento e manter-se motivado ao longo do semestre.

Concluindo, o retorno após as férias pode ser um desafio, mas com um bom planejamento, mas com as dicas e estratégias certas, os podem se preparar para um novo semestre de sucesso acadêmico. Para os alunos da UniRios, é importante lembrar que a instituição oferece diversos recursos e suporte para auxiliar no processo de aprendizagem, desde professores qualificados até bibliotecas e materiais de estudo. Aproveite esses recursos e siga as dicas apresentadas para alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.