Me formei em Direito e não tenho OAB. E agora?

Terminar a faculdade é um marco enorme na vida de uma pessoa. É o fim de um ciclo e início de outro.

Mas, quando a formação é em Direito, muitos estudantes ficam na dúvida do que fazer depois. Será que dá para atuar sem ter a carteirinha da OAB?

Já adiantamos que sim, dá para atuar e as possibilidades são diversas. Vem conferir!

O que é um bacharel em Direito?

Nem todos que se formam em Direito podem ser chamados de “advogado”, afinal, este título só cabe aos que finalizaram o curso e foram aprovados na prova da OAB (Ordem de Advogados do Brasil). Dessa forma, o bacharel em Direito é aquela pessoa que finalizou o curso e colou grau.

Onde posso atuar sem OAB?

• Professor(a)

Enquanto bacharel em Direito você pode atuar lecionando em cursos preparatórios da área de Direito ou ainda em faculdades, porém, para lecionar em faculdades é necessário que tenha continuado os estudos com mestrado e/ou doutorado.

• Cargo Público

Alguns concursos abrem inscrições para área de Direito em que não exige diploma, alguns são: Auditor da Receita Federal, Diplomata, Delegado de Polícia, Escrivão da Polícia Militar, entre outros. O importante para seguir esse caminho é prestar atenção ao que o edital pede.

• Assistente Jurídico

Esse cargo é muito indicado para os formados em Direito que querem seguir na carreira como advogados, mas ainda não passaram na OAB. Pois, o assistente jurídico é um auxiliar do advogado, dessa forma ele terá contato diário com toda rotina no escritório de advocacia.

A pessoa que se forma em Direito tem diversas possibilidades de atuação com ou sem OAB, o que importa é descobrir o que quer seguir e se dedicar para isso.

E, como vocês sabem, podem contar com o UniRios nessa trajetória. Nosso curso é reconhecido pelo MEC e conta com professores renomados, que estão sempre disponíveis para conversar com os alunos.

Saiba mais em: www.unirios.edu.br/presencial