Como avaliar a estabilidade global da estrutura?

No Eberick, a estabilidade global da estrutura pode ser avaliada de maneiras diversas, a depender do tipo de informação que o usuário deseja obter. Esta avaliação é importante pois permite que o usuário tome medidas direcionadas para melhorar a performance da estrutura neste quesito, conforme expõe o artigo Como enrijecer uma estrutura deslocável?. O item 15.4.2 da NBR 6118:2014 permite classificar as estruturas da seguinte maneira: 

  • Estruturas de nós fixos – γz ≤ 1.1: os efeitos globais de 2ª ordem são desprezíveis e podem ser desconsiderados (inferiores a 10% dos respectivos esforços de 1ª ordem). Nessas estruturas, permite-se considerar apenas os efeitos locais de 2ª ordem;
  • Estruturas de nós móveis – γz >1.1: os efeitos globais de 2ª ordem são importantes (superiores a 10% dos respectivos esforços de 1ª ordem). Nessas estruturas, deve-se obrigatoriamente considerar tanto os esforços de 2ª ordem globais como os locais. 

Coeficiente γz

Assim, a NBR 6118:2014 apresenta dois critérios para que se classifique a estrutura quanto a deslocabilidade de seus nós: o Parâmetro α (item 15.5.2) e o coeficiente γz, que é apresentado no item 15.5.3. O parâmetro α, em teoria, somente poderia ser adotado em estruturas reticuladas simétricas. Como é comum que estruturas sejam assimétricas (tanto geometricamente como na questão relacionada à vinculação entre elementos ou carregamentos aplicados na estrutura), na maioria dos casos este parâmetro não é adequado para analisar os efeitos de segunda ordem global em estruturas. No que diz respeito ao coeficiente γz, seu uso é indicado para edificação no mínimo quatro pavimentos, seguindo o processo exposto no artigo Como é calculado o coeficiente Gama-Z?

Coeficiente pΔ

Tendo determinado o valor do γz da estrutura, esta pode ser considerada como de nós móveis ou nós fixos. Conforme FRANCO (1985), no caso de uma estrutura de nós móveis, é necessária uma análise de todo o conjunto, que leve em conta tanto a não-linearidade geométrica quanto física. Não se pode, em princípio, considerar cada pilar isoladamente, como no caso das estruturas de nós fixos; no entanto, é possível, para estruturas regulares e dentro de certos limites, a adoção de métodos aproximados (como o Processo P-Delta) que permitam esse tipo de consideração.  No Eberick é possível calcular os efeitos de 2ª ordem em estruturas através do processo P-Delta. Por sua vez, este pode ser habilitado ou desabilitado através do menu Configurações- Análise – Utilizar o processo P-Delta. Para mais informações sobre como este cálculo é realizado no Eberick, recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o coeficiente p-Delta?

Análise visual

É importante destacar que, além desses indicadores, há ainda outras maneiras para averiguar a performance do edifício nesse quesito. Estas, apesar de indiretas, podem fornecer uma visualização gráfica mais apurada, auxiliando o projetista a identificar pontos críticos e determinar alterações voltadas a esses pontos. Para efetuar a análise global da estrutura de um edifício, pode-se avaliar os seguintes parâmetros.

  • Verificação visual da deformação da estrutura: a deformada da estrutura pode ser visualizada através do Pórtico Unifilar 3D, acessível em “Estrutura – Análise – Pórtico Unifilar”, no item “ELU-Deslocamentos”. Essa ferramenta possibilita visualizar comportamento geral da estrutura e identificar os elementos que estejam com maiores deslocamentos. No caso abaixo, por exemplo, pode ser necessário enrijecer a região da torre da caixa d’água. 
ImagemA.jpg
Confira também: Como compreender o comportamento da estrutura analisando o pórtico unifilar?
  • Verificação dos deslocamentos dos pilares do topo da estrutura: os deslocamentos dos pilares no topo da estrutura podem ser acessados da janela de dimensionamento dos pilares do último pavimento, no menu Pilares – Deslocamentos. Com essa ferramenta, será possível obter informações para a escolha da melhor posição para se atribuir maior rigidez à estrutura, caso necessário.
Imagemb.jpg

Para que os deslocamentos dos pilares sejam acessados, é necessário que a estrutura tenha sido processada com os deslocamentos habilitados. Veja também: Quais opções de análise ao processar uma estrutura no Eberick?

Torne-se um especialista em projetos estruturais. Inscrições abertas para a Especialização em sistemas estruturais de edificação em concreto. Clique aqui e saiba mais!

Fonte: LUIS FILIPE LONGO