GRADUAÇÃO EAD: VALE A PENA?

Uma das maiores dúvidas na hora de escolher a graduação é sobre a modalidade. Presencial ou ensino a distância? Será que o famoso EAD é tão bom e eficiente? No mercado de trabalho não serei prejudicado?  As respostas para essas (e outras) questões sobre esse formato – que tanto cresce nos centro universitários brasileiros – estão nesse artigo. Vamos conferir?

O que é ensino a distância?
Para começar, é preciso entender o que é e como funciona essa modalidade. Cada Instituição de Ensino Superior tem a sua metodologia. No UniRios, por exemplo, há encontros presenciais uma vez na semana, com professores para direcionar o percurso de estudos, e um ambiente virtual bem organizado em trilhas de aprendizado. Além disso, possui atividades práticas e recursos didáticos diversos, sempre disponíveis para o estudante.
No geral, o ensino a distância é o formato que permite maior flexibilidade por um custo reduzido. O MEC ( Ministério da Educação e Cultura) reconhece e regulamenta o ensino superior EAD, ou seja, o diploma é aceito sem diferenças para as graduações presenciais. Isso é possível pois o curso a distância possui a mesma carga horária e conteúdo que a modalidade tradicional. 

Diferenças EAD x presencial
Entre as principais diferenças, estão a maior autonomia e flexibilidade. No ensino a distância, o aluno pode acessar as aulas e demais conteúdos no horário que se encaixa na sua rotina. Além disso, pode escolher complementar seus estudos presencialmente. Na maioria das instituições, mesmo optando pelo EAD, o aluno tem acesso à biblioteca, acervo, laboratórios e terminais de acesso à internet para estudo, ou seja, possui a mesma infraestrutura disponível que os estudantes dos cursos presenciais. 


Em quais casos o EAD é a melhor opção?
Em muitas situações, realizar o curso presencial não é uma opção viável. Então, o ensino a distância torna-se a solução ideal para conseguir cursar a graduação dentro da sua realidade. Entre as principais situações em que o EAD é a melhor escolha, estão:


Necessidade de conciliar trabalho e estudo: nem sempre o turno disponível do curso que você quer bate com o seu horário de trabalho.


Instituição muito distante: nem todo mundo pode ou quer se mudar para realizar a graduação. E se deslocar grandes distâncias diariamente não é viável.


Opções presenciais fora do orçamento: como regra geral, os cursos EAD são opções mais baratas. Assim, optando pelo ensino a distância você não precisa desistir do curso dos seus sonhos por conta de altos valores. 

Se você tem dúvidas sobre o EAD para o curso dos seus sonhos, conheça mais sobre a metodologia e diferenciais das graduações a distância do UniRios