4 DICAS PARA MANTER UMA ROTINA DE ESTUDOS EFICAZ

Seja para a maratona de vestibulares ou para alguma prova, estudar pode ser um grande desafio. Manter-se focado exige muita disciplina e organização, principalmente no contexto da pandemia. E para lhe ajudar a superar essa dificuldade, o UniRios separou algumas dicas para você colocar em prática e construir uma rotina de estudos mais eficaz! Vamos conferir?

1) Cuide da sua saúde e saiba seus limites
Por mais clichê que pareça, cuidar da saúde física e mental é importantíssimo para ser eficiente nos seus estudos. Inclua na sua rotina uma alimentação saudável, exercícios físicos e um tempo de lazer e cuidados com você mesmo. Não adianta se forçar a ficar horas em frente aos livros e não conseguir absorver nada do conteúdo por estar com a saúde debilitada, não é mesmo? Se cuidar é essencial para ser eficiente em cumprir seus objetivos.

Beautiful young mixed race female exercising at home, online workout on laptop

2) Defina um local para estudos
Sabemos que nem todo mundo tem um escritório, biblioteca ou espaço próprio para estudar. Porém, é importante definir qual o seu ambiente de estudos e que seja o mais adequado possível. Boa iluminação, ser silencioso, possuir uma mesa ou escrivaninha confortável (olha a postura, hein!) e não oferecer distrações, são pontos a serem usados como critérios. Separar o espaço de estudo do espaço de descanso também ajuda a não ceder aquela súbita vontade de dar um cochilo…zzzz

3) Utilize ferramentas para montar um cronograma
Planejar seus estudos da semana é uma ótima forma de definir metas e não se sobrecarregar ou se culpar por achar que não estudou o bastante. Ferramentas onlines podem lhe ajudar a visualizar e a montar seu planejamento do jeito que você achar melhor. No Trello, por exemplo, é possível se organizar por matéria, semana, dia, objetivos etc. Além disso, possui alarmes, checklist e anexo de documentos (para deixar aquele seu resumo fácil de achar). 

New job. Freelance project. SMM woman scheduling agenda. Ambitious business strategy. Planning web traffic increase.

Se você é mais do analógico, pode optar por um planner – aquele caderninho bacana e bem organizado – para criar sua rotina de estudos.

4) Mantenha-se motivado!
Lembrar constantemente dos seus objetivos é necessário para se manter focado. Qualquer rotina exige sacrifícios. Em muitos momentos, você sentirá que tudo isso não vai servir para nada. Mas calma!  Mantenha em mente o porquê você está estudando e tenha a certeza que todo esforço traz resultados. Criar um quadro com motivações e onde você quer chegar pode lhe ajudar (e muito!) nos momentos de incertezas e desânimo.


Agora que você sabe como manter uma rotina de estudos eficaz, que tal colocar em prática? Compartilhe em nossas redes sociais uma foto mostrando a sua rotina de estudos com a hashtag #RotinaDeEstudosUniRios, vamos compartilhar nos stories. Segue a gente @unirios.oficial