Nota do ENEM: Saiba como usar sua nota para ingressar na faculdade, ter acesso a programas de financiamento e bolsas

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 09/02, o resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, realizado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Ao todo, 3.476.226 se inscrevera no exame, 3.409.682 para a versão impressa e 66.544 para a digital. Desses, 2.490.880 fizeram as provas no primeiro dia e 2.351.513, no segundo.

ENEM é considerado um dos principais exames do país, tendo em vista que sua nota é usada para ingressar em instituições públicas e privadas, como o Centro Universitário UniRios, ter acesso a programas de financiamento ou bolsas de estudo.

O UniRios usa a nota como critério de classificação para seus cursos presenciais de: Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição (novo) Odontologia, Psicologia e Sistema da Informação. No UniRios a nota também pode ser usada para ingresso nos cursos de Educação a Distância na área da saúde como: Biomedicina, Farmácia e Educação Física.

Para conferir o resultado do ENEM 2022 basta acessar: enem.inep.gov.br/participante/#!/

Como usar a nota do ENEM para ingressar no ensino superior?

O estudante que deseja ingressar no Ensino Superior pode usar sua nota para começar a estudar em uma instituição, ter acesso a programas de financiamento ou bolsas de estudo. Veja como:

SISU

Entre as opções para ingressar no ensino superior está o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU é exclusivo para participantes da última edição do ENEM que não tiveram nota zero na redação. A inscrição para o Sisu 2023 inicia no dia 16 e permanece em vigência até o dia 24 de fevereiro.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos-ProUni oferta bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes que realizaram a última edição do ENEM. Além de ter feito a última edição da prova, é preciso ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Segundo o MEC, a previsão é que a seleção do ProUni comece em 28 de fevereiro. O Centro Universitário UniRios ofertas vagas por meio do ProUni em seus cursos presenciais de graduação.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil-FIES é um programa de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação. O objetivo é financiar a graduação em instituições privadas como o UniRios.

O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior (IES) em reais. Para participar é necessário ter realizado uma das edições do ENEM, a partir de 2010.

Entre os critérios da seleção consta ainda a necessidade de ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. A renda per capita mensal familiar deve ser de até três salários mínimos para financiamentos integrais, e até cinco salários mínimos para financiamentos parciais.

As inscrições para o FIES 2023 acontecem de 7 a 10 de março. O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado em 14 de março de 2023.

Vem Fies UniRios

O PROGRAMA VEM FIES é uma iniciativa do Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios, e tem como objetivo ofertar uma redução temporária de 80% (oitenta por cento) no valor bruto das mensalidades de alguns dos cursos de graduação presencial, durante o 1º semestre acadêmico, exclusivamente para novos estudantes que possuam interesse de subsidiar sua formação superior por meio do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, conforme legislação em vigor mantida pelo Ministério da Educação – MEC, e que cumpram com os requisitos exigidos pelo regulamento do Vem Fies.

Uma das principais vantagens desta opção é que o estudante começa a estudar desde já, com os benefícios do FIES. E o melhor, contará com todas as orientações da equipe do UniRios na contratação do FIES.

Use sua nota no ENEM 2022 e inicie seus estudos no UniRios, acesse: unirios.edu.br/vemfies/