Tudo que você precisa saber sobre graduação em Pedagogia

O curso de Pedagogia é conhecido por muita gente, mas nem todo mundo sabe o que realmente é a graduação em Pedagogia e sobre a atuação dos formados. Por isso, nesse post iremos explicar tudinho, então, se você gosta dessa área já pode se preparar para se encantar ainda mais, e se conhece alguém que gosta, encaminha pra essa pessoa.

Vamos lá?

O curso de Pedagogia tem duração média de 3 a 4 anos, variando de acordo com a instituição de ensino ou da preferência do aluno. E, ao contrário do que muitos pensam, os formados em Pedagogia podem atuar além das salas de aulas, apesar dessa ser a prática mais comum, e tem a média salarial de 4 mil para 39 horas semanais.

Atuação do graduado em Pedagogia

Após conclusão do curso, o pedagogo pode atuar tanto em escolas, dando aula do 1º ano ao 5º ano, como também em áreas diversas, como: gestão e administração escolar; seguir a carreira de coordenação pedagógica, desenvolver e produzir livros e materiais didáticos, atuar com orientação educacional, implantar projetos educacionais em ONGS e empresas, lidar com processos educativos de crianças e jovens internados em unidades de saúde ou até mesmo fazer a supervisão educacional, orientando professores e educadores de uma instituição de ensino.

Qual a diferença entre Professor e Pedagogo?

Apesar de parecer a mesma coisa, as nomenclaturas diferentes trazem significados diferentes também. O Pedagogo, no meio da sua graduação, aprende formas de ensino e educação para crianças, atuando com métodos de aprendizagem associando questões políticas e sociais, o que garante a expertise para também atuar em coordenação pedagógica, direção e orientação.

Enquanto isso, o professor é aquele que cursou licenciatura plena em alguma matéria específica, estando apto a atuar com ensino da que lhe foi cursada.

Ou seja, um pedagogo é também um professor, mas nem sempre um professor é um pedagogo.

Como é a graduação em Pedagogia?

Os estudantes que decidirem optar por Pedagogia devem ter afinidade com leitura e comunicação com pessoas, principalmente com o público infantil e jovem. Ao longo do curso, serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas para melhor desenvolvimento da atuação na área.

Como já falamos, o curso tem duração média de 3 a 4 anos, sendo ofertando tanto presencial como EAD. Aqui, no UniRios, você tem essa oportunidade de estudar com professores renomados na comodidade de casa, e sempre lembramos que o diploma EAD tem a mesma validade que o presencial.
Pesquisas apontam que os principais motivos que explicam a alta no índice da procura por cursos EAD são a flexibilidade das aulas e dos preços dos cursos. Portanto, a educação a distância no curso de pedagogia no UniRios pode ser uma boa opção se tempo e dinheiro são os maiores empecilhos para você começar a estudar.

Perfil do profissional em Pedagogia

Quem quer ser um pedagogo deve ter algumas habilidades e/ou gostos específicos da área, o prazer pela leitura, por exemplo, e gostar de ensinar. Mas trouxemos algumas outras características que são importantes para um pedagogo:

  • Ser flexível para saber analisar diferentes pontos de vista;
  •  Gostar de estudar e manter-se sempre atualizado sobre práticas de ensino, tecnologias educacionais e legislação;
  • Respeitar a diversidade e individualidade de cada um;
  • Ter facilidade e gostar de trabalhar com pessoas;
  • Ter boa comunicação para conseguir transmitir seu conhecimento para os alunos e compartilhar ideias com outros profissionais.

Essas são só algumas características, mas sabemos que a pessoa gostando da área e se dedicando ao curso, consegue desenvolver essas características e se tornar um profissional de excelência.

Agora que você já sabe tudo sobre a área de Pedagogia, só precisa saber que no UniRios oferecemos esse curso com uma grade curricular que te prepara tanto para a sala de aula como para coordenação, administração e outras formas de atuação que o curso permite transcorrer. Se você ficou interessado, acesse o nosso site e saiba mais!