Os Cursos Com Maior Empregabilidade No Mercado De Trabalho!

Se você está em dúvida entre aqueles cursos que você AMA, pensar em qual possui maior empregabilidade pode ser o fator decisivo na sua escolha. Além disso, levar em consideração o mercado de trabalho vai lhe garantir maiores chances de ter uma carreira de sucesso. Conhecer cada uma das suas opções e pesquisar a fundo as áreas, é essencial para tomar a decisão da sua vida!


A segunda edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, realizada em 2020 pelo Instituto Semesp, classificou os cursos de graduação que mais empregam. No top 10 do ranking, profissões das áreas de tecnologia, saúde e ciências sociais se destacam. Confira alguns cursos da lista:

Enfermagem: 92,5%
A área de saúde no Brasil oferece diversas oportunidades. Mais de 90% dos formados em Enfermagem trabalham na área e dificilmente ficam sem oportunidades. São clínicas, laboratórios, hospitais e unidades de saúde que necessitam desses profissionais para a prestação de serviço. Além disso, o enfermeiro pode atuar com home care e também nos cuidados a pessoas idosas e/ou com necessidades especiais. 

Registro da edição da Feira de Saúde Maio/ 2022

O curso de graduação em Enfermagem dura 10 semestres (5 anos). Também é possível fazer especialização na área para atender mais eficientemente algum nicho e impulsionar a sua carreira.  

|Conheça o curso de pós-graduação em Saúde Pública UniRios

Fisioterapia: 91,3%
Outro curso da área da saúde da lista. O fisioterapeuta é o profissional que diagnostica, previne e trata lesões do movimento humano. Possui um amplo público para atendimento, ou seja, não faltam locais para trabalhar. São hospitais, clínicas, consultórios e centros de reabilitação que necessitam desse profissional diariamente. Além disso, pode atuar em home care. É possível fazer especialização de carreira, como exemplos: a área de saúde da mulher, fisioterapia do trabalho e gameterapia.
A graduação em Fisioterapia dura 10 semestres (5 anos). 

Estudantes de Fisioterapia realizam projeto no NASF no município de Glória/BA – Junho de 2022

Sistemas de Informação: 89,9%
No geral, o mercado de trabalho da área de tecnologia oferece muitas oportunidades. Os profissionais de Sistema de Informação e  de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possuem altos salários e são muito requisitados por empresas no Brasil todo. Além disso, podem atuar de forma autônoma ou empreender. 

Atualmente, há cursos de graduação tecnológica (com média de duração de 5 semestres – 2,5 anos) e bacharelado (com duração de 8 semestres), tanto na modalidade presencial quanto Ensino a Distância (EAD).

| Conheça Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UniRios

Ciências Contábeis: 87,4%
O profissional de contabilidade pode atuar com diversos focos. Finanças, tributos, contas a pagar, orçamentos, investimentos e auditoria contábil são alguns exemplos de atividades que são executadas pelo contador. É possível tanto trabalhar para empresas quanto empreender.
A graduação em Ciências Contábeis dura 8 semestres (4 anos) e pode encontrar opções nas modalidades EAD e presencial.

Quer conhecer outros cursos? Acesse o site do UniRios!  O processo seletivo 2022.2 está aberto, seu futuro começa aqui.