TCC: O que você precisa fazer para revisar a ABNT?

O TCC é o começo do fim da graduação. Este fato traz uma série de sentimentos entre alegria, alívio e muita ansiedade, afinal é o trabalho que valida todo o seu aprendizado ao longo de 4 a 6 anos do curso escolhido. O misto de sentimentos envolvidos levanta muitas dúvidas, sendo a revisão uma das etapas mais importantes deste processo.

O trabalho feito em conjunto entre aluno e orientador garante que o resultado final corresponda às expectativas e cumpra as exigências da banca. Por se tratar de uma produção longa e, muitas vezes, exaustiva, é fácil alguns erros passarem despercebidos.

Dicas para facilitar a revisão do seu TCC

Além da preocupação com uma pesquisa e escrita de qualidade, é preciso ter atenção aos detalhes. Um ponto-chave na trajetória da produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso é criar o hábito de analisar periodicamente o material produzido. Uma boa e constante revisão é capaz de perceber erros que passariam despercebidos em apenas uma olhada.

É preciso se atentar a diversos aspectos além da ortografia correta: tão importante quanto ela é apurar se o resultado final da sua pesquisa se alinha com os objetivos e se a produção respeita as normas da ABNT.

Confira a nossa seleção de dicas para não errar na hora de revisar e corrigir o seu TCC:

1. Não deixe para revisar tudo ao final da escrita

Um cronograma com etapas e prazos bem definidos é um forte aliado do desenvolvimento de um TCC. Combine com o seu orientador pequenas entregas, pois isso vai agilizar a sua escrita e as considerações serão melhor aproveitadas.

1. Mantenha anotações durante o processo de escrita e orientações

Fazer anotações durante a escrita para levantar dúvidas e durante as orientações para captar informações e caminhos valiosos é parte fundamental de um TCC bem escrito. Tome nota sobre o número de citações e quantas vezes informações de maior importância são apresentadas.

learning literature
  1. Preste atenção aos detalhes

Na correria para escrever e entregar cada etapa, é comum que saiam frases desconexas ou até erros de digitação. Um texto acadêmico pede objetividade e a ideia é que o texto seja de fácil entendimento.

Um passo importante que ajuda muito neste ponto da revisão é ler o texto mais de uma vez. Primeiro uma leitura mais leve, procurando relembrar a discussão e como ela se conecta com o seu tema. Depois uma leitura mais crítica, levantando questionamento e buscando erros.

1. Verifique a autoria das citações

Citar outros autores no seu trabalho enriquece os seus argumentos. É preciso, no entanto, prestar atenção às normas para realizar as citações corretamente. Durante a revisão, verifique se a referência foi feita nas palavras e formato certos.

5. Avalie tabelas, imagens e legendas

Um TCC não é construído apenas com texto. Elementos visuais como tabelas, imagens e legendas facilitam a compreensão e em muitos casos são até obrigatórios, mas a inserção exige regras específicas. Também é importante checar se os elementos foram usados de forma coerente.

Um Trabalho de Conclusão de Curso bem revisado e apresentado é o último passo para uma brilhante trajetória de graduação e pode até abrir o caminho de uma futura pesquisa de pós-graduação. Por isso, nessa fase a atenção aos detalhes é fundamental. Respire, se planeje e siga com a certeza de que vai dar tudo certo.

Para mais dicas como esta que podem ajudar no seu crescimento acadêmico ou pessoal, continue acompanhando o blog do UniRios.