Tudo que você precisa saber na hora de trocar de universidade.

O processo de escolha de um curso de graduação nunca é fácil, e encontra influência em uma série de fatores: expectativas da família, suas habilidades, e, claro, a qualidade do ensino da instituição e questões financeiras.

No início do curso, a euforia com o ambiente universitário, os novos amigos e as disciplinas básicas são a realidade. No entanto, com o passar do tempo, podem surgir questões como a insatisfação com o curso, distância de casa ou do trabalho, custos elevados ou falta de identificação com o curso escolhido podem surgir.

Nessa hora, surge o interesse na troca de universidade. Se esse for o seu caso, acompanhe neste artigo os pontos para considerar e o que fazer para planejar essa mudança da melhor forma.

Qual é a melhor época para pedir transferência?

Em geral, as vagas remanescentes das instituições vêm de desistências ou repetências dos alunos. Por esse motivo, a maioria das universidades disponibiliza essas vagas após o segundo semestre de cada curso, logo depois do período de rematrícula, o que normalmente acontece nos meses de fevereiro e agosto. A depender da universidade, mais vagas podem surgir ao longo do ano, por isso é fundamental acompanhar de perto a faculdade desejada.

É importante ressaltar que a existência de vagas remanescentes não é garantia da transferência. Cada instituição possui uma série de critérios estabelecidos para essa modalidade de ingresso e o aluno interessado deve buscar as informações junto à universidade para onde deseja ir.

É necessário prestar um novo vestibular?

Na maioria das vezes, uma nova prova é realizada. O objetivo das instituições é avaliar se o candidato à transferência possui as habilidades e competências na área pretendida.

Recomendamos que você se informe no departamento do curso pretendido quanto à exigência e data do processo seletivo. Assim, você conseguirá se preparar da melhor forma.

As matérias do curso ou universidade anterior serão aproveitadas?

Cada instituição possui seus próprios critérios, mas em linhas gerais, se as grades curriculares forem semelhantes é bastante possível que exista esse aproveitamento.

Caso você esteja migrando da área de Exatas para a Saúde, por exemplo, provavelmente não haverá avanço significativo no novo curso em relação ao primeiro.

O processo de troca de universidade tem alguma taxa?

Este também é um fator que depende de cada instituição. Geralmente, se o processo inclui a realização de uma prova, uma taxa de inscrição é cobrada. Também podem ser cobradas taxas referentes à nova matrícula. Durante as suas pesquisas, investigue os detalhes e motivos de cada cobrança.

E se eu for beneficiário de uma bolsa ou financiamento?

É preciso se informar junto ao programa responsável pelo benefício. Muitas vezes, ele pode ser levado junto com você durante a transferência. Clique aqui e confira os programas aceitos aqui no UniRios (link: https://blog.unirios.edu.br/financiamento-estudantil-ou-bolsa-de-estudos-qual-escolher/).

Caso esteja considerando trocar de universidade, escolha a melhor estrutura educacional da região. Acesse unirios.edu.br, informe-se sobre o nosso processo de transferência externa e venha ser UniRios.