5 razões para apostar na carreira em Educação Física.

Apostar em uma carreira é uma decisão muito importante, pois essa escolha poderá influenciar toda a sua vida. Por isso, analisar as condições e perspectivas que uma carreira oferece é fundamental para conquistar um futuro profissional melhor e mais feliz. Considerando o cenário atual, o mercado de trabalho e as características da profissão, vamos lhe apresentar 5 razões para apostar (e ganhar!) na carreira em Educação Física.

Se você tem afinidade com a área, seu prêmio pode ser um belo futuro!

Mercado em crescimento

A busca por saúde e qualidade de vida vem crescendo nos últimos anos, pessoas de todas as idades estão se exercitando mais e as atividades esportivas ganharam reconhecimento na promoção da saúde física e mental, no combate ao estresse, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do desempenho cognitivo, entre outros. Assim, quem segue essa carreira, terá muitas oportunidades nesse mercado em expansão. Vale lembrar que a prática de atividades físicas sem riscos ou de alto desempenho exige orientação profissional e esse é um mercado regulamentado.

Sporty multiracial group of elderly people having fitness class at nursing home, training with female instructor, standing in a row, stretching hands and smiling, enjoying physical activity, panorama

Maior dinamismo e leveza na carreira

A carreira de Educador Físico proporciona uma rotina dinâmica com mais saúde e bem-estar. O ambiente de trabalho costuma ser agradável e descontraído, com atividades associadas à música, desafios esportivos, brincadeiras, bom humor… Afinal, a atividade física pode e deve promover situações positivas, trabalhar o corpo e aliviar a mente.

Uma profissão com grande versatilidade

Essa é uma carreira com diferentes públicos: crianças em idade escolar, atletas, pacientes em recuperação de movimentos, pessoas com deficiência física, idosos, entre outros. E o ambiente de trabalho também é muito diversificado, além dos tradicionais ensino básico e academias, o profissional pode atuar em centros esportivos, hotelaria, cruzeiros, parques, condomínios, empresas com programas de ginástica laboral, clínicas e hospitais com reabilitação física, e até de forma virtual desenvolvendo treinos e demonstrações. Nessa carreira, você escolhe o trabalho de acordo com seu perfil, preferências e expectativas de remuneração.

Little girl stretching on the floor and warming up with help of PE teacher during a class at school gym.

Bom nível de empregabilidade e estabilidade profissional

A carreira também atende quem busca estabilidade, porque o licenciado em Educação Física pode prestar concurso público para o cargo efetivo de professor na educação básica em escolas públicas. No caso das instituições de ensino particulares, apesar de não haver garantia de estabilidade, as chances de desenvolver um vínculo duradouro é enorme em função da carência de professores no país.

Uma carreira com impacto social – melhora a vida das pessoas e da sociedade

O profissional de Educação Física tem a oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas em cenários que vão além da promoção da saúde. A atividade esportiva agrega valor social e cultural. Mais do que condicionamento físico, o esporte oportuniza a interação positiva com os colegas e ensina valores como dedicação, disciplina, coletividade e trabalho em equipe, promovendo educação, inclusão social e transformando vidas. A carreira permite atuar em projetos sociais espalhados pelo país, uma excelente aposta para quem deseja trabalhar com propósito.

Pode apostar, vale a pena seguir essa carreira! E se você se interessou, venha cursar Educação Física no UniRios, o curso é nota máxima no MEC e está disponível na modalidade EAD.  Para saber mais, basta acessar o link.