Turbine seu LinkedIn em 5 passos

O LinkedIn é uma rede de relacionamentos focada em negócios com mais de 800 milhões de usuários no mundo. Essa grande comunidade profissional é uma das principais plataformas de contratação para muitas empresas e reúne em um só lugar pessoas, organizações, oportunidades de networking, parcerias, vagas de emprego, entre outras atividades relacionadas. Na prática, é o espaço ideal para se ter um currículo online. Só no Brasil, a rede conta com mais de 50 milhões de usuários. Quem quer ser visto e encontrado profissionalmente precisa estar presente nessa ferramenta que atende a qualquer tipo de carreira e funciona como uma grande vitrine. Mas, engana-se quem acha que é só preencher o perfil completo e esperar acontecer. Fazendo um paralelo à divulgação de um produto, o seu perfil estará à mostra, mas, para chamar a atenção, ele precisa ter apresentação e boa comunicação! Por isso, se você quer se destacar nesse universo corporativo, confira a seguir 5 passos para turbinar o seu LinkedIn.

Tenha recomendações profissionais

Este é um recurso muito importante, as recomendações são capazes de deixar seu currículo mais rico, com maior credibilidade e gerar leads. Caso você ainda não tenha uma, solicite, sim, você pode e deve solicitá-las formalmente para as pessoas que estudam ou estudaram com você ou para colegas e chefes de trabalho. Outra forma de conquistá-las é você iniciar um ciclo: escrevendo recomendações sinceras e bem elaboradas para as pessoas que você respeita profissionalmente, naturalmente, você acabará recebendo retribuições.

Mantenha-se ativo no LinkedIn

Quanto mais ativo você estiver, mais relevante será o seu perfil dentro da rede, siga empresas, faça parte de grupos e interaja. A interação regular com seus contatos aumenta a sua visibilidade e a participação em discussões construtivas sobre temas do seu interesse e conhecimento reforça sua imagem e posicionamento perante outros profissionais e empresas.

Poste bons conteúdos

Para manter seu perfil atrativo, escreva sobre assuntos que você domina. O marketing de conteúdo é uma ótima forma de demonstrar conhecimento. Desenvolvendo posts com conteúdos relevantes você vai atrair pessoas e empresas interessadas em temas da sua área profissional ou acadêmica.

Solicite novas conexões

Você não precisa conhecer uma pessoa para convidá-la a fazer parte das suas conexões. Você pode adicionar qualquer perfil que se relacione à sua área, afinal essa rede incentiva o networking. Apenas esteja atento para se apresentar com a devida formalidade e cordialidade e explicar o porquê do convite.

Cuide da sua imagem

Os recrutadores querem ver seu rosto, por isso, utilize uma boa foto no perfil, em alta definição e que identifique seu trabalho, dificilmente você aparecerá nos resultados de buscas se não tiver uma foto em seu perfil. Você precisa, também, de uma boa imagem de capa, a ideia é que esse recurso desperte o interesse das pessoas, assim, busque imagens que tenham relação com você, mas, acima de tudo, que mostrem uma postura profissional. Por fim, mantenha seu perfil sempre atualizado. A analogia com produto na vitrine se faz aqui também, suas informações não podem estar “vencidas”.