Como escolher uma área de atuação em Direito?

A área de Direito é muito vasta e um graduado nessa área sai preparado para iniciar uma jornada no mercado de trabalho em diversos meios. Como: Direito Eleitoral, Defensoria Pública, Direito do Estado, Direito da Tecnologia da Informação, Direito Tributário, Direito Penal, entre muitas outras, inclusive a área acadêmica.

Mas, para poder escolher, é preciso você se conhecer e conhecer bem os nichos antes de tomar essa decisão. E, para isso, existem algumas questões que você deve levar em consideração. Vem que a gente te ajuda!

1- Demanda da região

Para que sua atuação presencial seja fundamental é preciso ter a demanda do mercado. Analise o local que pretende atuar, veja o que está em aberto e com possibilidade de crescimento. Afinal, é preciso verificar se as demandas judiciais têm a necessidade de um advogado.

2- Gostar da atuação

É evidente que você precisa ter afinidade na atuação que escolhe, pois tudo que você viverá será de acordo com isso. É preciso estar se atualizando e trabalhando sempre com esse nicho. E durante os 5 anos de curso você já consegue entender qual das áreas tem mais afinidade, em qual vai gostar de estar sempre atuando.

3- Alinhar vida pessoal com profissional

Muitas áreas do Direito exigem muito mais tempo e estudo do que outras. E isso afeta diretamente nos seus desejos pessoais. Por exemplo, se você é uma pessoa que quer construir uma família em um local fixo, não poderá, ou não será tão fácil, ter uma carreira que exige viagens internacionais diversas. Então, é muito importante você alinhar seus desejos pessoais com os profissionais.

A princípio pode ser algo muito complicado de escolher, afinal é uma tomada de decisão que molda toda sua vida. Mas você pode fazer isso com calma, analisando todos os ítens.

Anote todas as disciplinas que você tem ou teve afinidade ao longo da graduação, veja o que é preciso para se destacar nessa área, observe se as necessidades desse nicho são compatíveis com os seus desejos pessoais e, claro, sempre conte com a equipe do UniRios para tirar todas as suas dúvidas!

Nossos professores estão sempre dispostos a te ajudarem no que for preciso.