Já pensou em seguir carreira em Educação? Conheça os cursos!

Seguir a carreira da educação é se capacitar em processos de ensino e aprendizagem, entre outros elementos importantes na formação de cidadãos. Muitas pessoas escolhem essa carreira como missão de vida e há diversas possibilidades de atuação para os profissionais da Educação. São formações amplas, que oferecem caminhos dentro e fora da sala de aula.

Neste artigo você vai encontrar um guia para orientar a escolha de um curso na área da Educação, especialmente para quem quer lecionar, mas ainda não sabe a área de maior afinidade. Apresentamos um panorama geral sobre cada curso da Educação disponíveis aqui no UniRios.

Como é o mercado para quem quer seguir a carreira na Educação?

Escolher a área da Educação é saber que vai exercer uma profissão importantíssima para o desenvolvimento da sociedade, pois seu trabalho aprimora a qualidade de ensino e aprendizado do país.

Sempre há demanda constante e frequente para esses profissionais. O mercado da educação vive um momento de expansão e o setor tem visto incentivo do governo com a diminuição da burocracia para a criação de novas instituições de ensino.

Alguns profissionais atuam no setor público e enxergam um crescimento. Elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas focadas na Educação são bons exemplos de funções para quem escolhe essa possibilidade.

Por fim, mesmo optando por um curso de graduação voltado para o trabalho como professor, é possível buscar conhecimento especializado em áreas específicas. É o caso de quem cursa Pedagogia, por exemplo, e investe em uma pós-graduação em Pedagogia Empresarial.

Quais cursos da área eu posso fazer?

Entendendo o panorama da Educação e as oportunidades oferecidas, listamos alguns caminhos que você pode seguir a partir dos cursos disponíveis no UniRios :

Educação Física – presencial

A modernidade alterou o estilo de vida e evidenciou a importância do movimento no cotidiano das pessoas. Para frear a tendência ao sedentarismo, a orientação profissional é fundamental na promoção da saúde.

O profissional de educação física, por meio das diversas formas de movimento, planeja e estrutura ações para todas as idades. Assim, ensina a importância de uma vida ativa, saudável e com habilidades de determinação, autoconhecimento e trabalho em equipe.

O curso em Educação Física do UNIRIOS fornece a oportunidade de se tornar um profissional com condições necessárias para organizar e coordenar atividades que satisfaçam as necessidades de alunos de escolas, academia, grupos de exercício, de modo presencial e remoto.

Há diversas possibilidades de empreender no ramo e acrescentar tecnologia ao trabalho, além das possibilidades em megaeventos e sportechs.

A grade curricular conta com disciplinas como:

• Aprendizagem e domínio motor;
  • Educação Física Adaptada e Inclusiva;
  • Fisiologia e Biofísica;
  • Metodologia do Ensino da Educação Física;
  • Métodos de Futebol e Futsal;
  • Métodos de lazer, recreação e esportes na natureza;
  • Métodos do Basquetebol e Natação.

Pedagogia – UniRios Virtual

A graduação em Pedagogia tem a duração de 4 anos e capacita profissionais para atuar:

• Em sala de aula, na educação infantil e ensino fundamental;
  • No ambiente escolar em geral como na administração e coordenação;
  • Em outros espaços, como empresas, ONGs e até mesmo hospitais.
Happy African American teacher and small boy giving high-five during art class at kindergarten.

Durante a graduação, o aluno estará em contato com disciplinas como estas:

• Alfabetização e Letramento;
  • Didática da educação infantil;
  • Didática da História e Geografia;
  • Didática geral;
  • Educação e novas tecnologias;
  • Gestão Educacional Democrática;
  • História e Filosofia da Educação;
  • Literatura infantojuvenil;
  • Políticas públicas de educação;
  • Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem.

É uma formação muito ampla, que oferece diversos caminhos e possibilidades.

Por que cursar a área da Educação pela EAD?

Com a modalidade de Ensino a Distância (EAD), é possível se formar com mais flexibilidade e praticidade. O resultado final é um diploma com o mesmo peso e reconhecimento que o oferecido na modalidade presencial.

Com o UniRios Virtual você pode escolher de onde e quando estudar, montar os seus próprios horários e aproveitar recursos exclusivos como as Trilhas de Aprendizagem, a Arena de Profissões e o Projeto de Vida.

Acesse ead.unirios.edu.br, conheça os nossos diferenciais e comece hoje mesmo a sua carreira na Educação.