O guia completo sobre o curso de Administração

Sempre na lista dos mais procurados, o curso de Administração mostra o caminho de uma profissão desafiadora e com muitas oportunidades. O crescimento do empreendedorismo torna essa carreira mais visada do que nunca, que abre possibilidades até mesmo para a esfera pública.

Neste artigo você vai conhecer melhor esse curso do UniRios que oferece uma formação focada na autonomia e resolução de problemas.

O que é a Administração?

É uma ciência social aplicada às práticas administrativas voltada para empresas ou organizações. Quem é da área atua gerenciando recursos financeiros e humanos, sempre buscando atingir os objetivos traçados pelo negócio.

Quais são as principais funções de um Administrador?

Essas são as principais atividades que um administrador desempenha:

• Negociar contratos com fornecedores e clientes;
  • Tomar de decisões estratégicas;
  • Determinar metas e objetivos para a empresa;
  • Identificar e resolver problemas;
  • Organizar os recursos disponíveis;
  • Liderar sua equipe.

Como é o mercado de trabalho da Administração?

A área é bastante abrangente e um profissional que se forma em Administração está capacitado para atuar em empresas de micro, pequeno e grande porte, seja em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. Abrir o próprio negócio ou trabalhar com consultoria também é um caminho possível.

Listamos alguns nichos possíveis de atuação:

• Administração da Produção – o profissional dessa área coordena o processo produtivo de uma fábrica, da aquisição da matéria-prima à distribuição do bem ou serviço final.
  • Administração de Materiais – em um setor ligado diretamente à logística, o profissional deste nicho planeja estratégias que visam organizar processos de compra de materiais com os fornecedores.
  • Administração Estratégica – aqui o profissional tem o objetivo de alinhar processos produtivos e o posicionamento da empresa no mercado, sempre de acordo com a missão, visão e valores da organização.
  • Administração Financeira e Orçamentária  – o administrador que escolhe essa área tem como responsabilidade organizar e coordenar a parte financeira da empresa. Ele lida com patrimônio, capital de giro, análise orçamentária e faz a gestão do fluxo de caixa são algumas funções de um administrador nessa vertente da profissão.
  • Administração Hospitalar – essa área ocupa um lugar de destaque por estar no setor de saúde. O administrador dessa área é responsável por gerenciar hospitais, pronto-atendimentos e até mesmo empresas ligadas a convênios médicos ou de seguros.

O que esperar do curso de Administração?

O principal objetivo do curso é formar profissionais com uma ampla visão organizacional e espírito empreendedor. A formação é multidisciplinar e tem ênfase nas seguinte áreas:

• Teoria Organizacional;
  • Marketing;
  • Finanças;
  • Recursos Humanos.

Nos anos iniciais, espere cursar disciplinas básicas como Matemática, Contabilidade, Direito e Sociologia. Nos anos seguintes, disciplinas mais específicas fazem parte da grade e giram em torno das áreas de Finanças, Marketing e Logística.

A habilitação é em bacharelado, tem duração de 4 anos e o UniRios oferta nas modalidades presencial e EAD

Faça Administração no UniRios com a melhor estrutura física e pedagógica da região à sua disposição. Escolha a modalidade que mais combina com o seu estilo de vida e ingresse por meio de vestibular tradicional, prova online, com a sua nota do Enem, segunda graduação ou transferência externa.

Para maiores informações, acesse unirios.edu.br e faça já a sua inscrição.